Trilho Ibérico » Scout Yacob     Entrar

As "Peregrinações" a Santiago de Compostela têm sido uma prática comum ao longo dos últimos anos entre Pioneiros e Caminheiros do CNE. Atendendo a esta prática internacional que leva todos os anos escuteiros do CNE ao outro lado da Fronteira surge o Scout Yacob com o objetivo de dar um sabor escutista à peregrinação.

Este programa (principalmente dirigido a Exploradores, Pioneiros e Caminheiros) tem como objetivo enriquecer as peregrinações, promovendo o encontro entre escuteiros e peregrinos, contribuindo assim para que as Peregrinações a Santiago constituam uma verdadeira oportunidade de vivência espiritual, internacional e pedagógica.

 

Aqui podes consultar várias publicações úteis que te irão ajudar!

1. O Caminho - documento destinado a fazer uma apresentação do caminho e da sua história assim como a história de S. Tiago. Apresenta ainda possíveis etapas e rotas e descreve o sentido de peregrinar. 

2. Faz-te ao Caminho  - informações práticas e/ou técnicas para preparar o caminho, viagens e estadias. 

3. O Projeto: Caminho -  um pequeno documento que pode ajudar as unidades a estruturar o projeto internacional usando o método projeto.

4.  Propostas de atividades/reflexões para cada uma ou para várias secções. 

 Viver o Caminho -  (para os exploradores) - conjunto de reflexões e dinâmicas que as Expedições podem inserir a qualquer momento do seu projeto.  

 A fazer no Caminho(para pioneiros) - conjunto de reflexões e dinâmicas que as Comunidades podem inserir a qualquer momento do seu projeto. 

 Pensar pelo Caminho - (para pioneiros e caminheiros) - conjunto de reflexões e dinâmicas úteis para pioneiros e caminheiros.

 Fichas Interculturais - este conjunto de fichas interculturais procura potenciar a dimensão internacional do projeto especialmente dirigida a pioneiros e caminheiros.

 

Insígnia Scout Yacob

Para exploradores, pioneiros ou caminheiros se candidatarem à insígnia devem:

Enviar o relatório de realização de Atividade Escutista Internacional (obrigatório para todo o projeto internacional de escuteiros do CNE).

Enviar cópia da Compostela.

Realizar pelo menos um momento de interação com a Comunidade Espanhola (peregrinos ou comunidade local) comprovado com vídeo ou fotografia.

Enviar fotografias de pontes, locais de dormida, partida para Santiago e chegada.

Enviar apresentação da atividade de forma criativa (filme, música, etc.)

*Estes elementos deverão ser enviados num relatório para internacional@escutismo.pt

  
   
Copyright 2010 - CNE :: Internacional   Condições de Utilização  Declaração de Privacidade