Trilho Lusófono » C. Escutismo Lusófono     Entrar
Logótipo CEL
  
Mapa Mundo da Lusofonia
Mapa Mundo da Lusofonia

  
CEL - Comunidade do Escutismo Lusófono

A CEL foi fundada durante o Jamboree Mundial realizado na Holanda e inclui hoje todas as associações escutistas dos países de língua oficial portuguesa, com excepção de Timor-Leste: Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal, já membros de pleno direito da OMME, e Guiné-Bissau e S. Tomé e Príncipe, em fase de preparação para reconhecimento.

Como domínios de actuação, a CEL tem:

  • troca de informações, de experiências e de projectos;
  • presença e relações internacionais concertadas;
  • reconhecimento das associações dos PALOPs;
  • reforço da língua portuguesa.

Para além das cimeiras realizadas por ocasião das conferências mundiais, têm sido desenvolvidas acções de formação e intercâmbios no âmbito do trilho lusófono.

Jamboree Lusófono

A lusofonia está atualmente representada em todos os continentes, constituindo uma riqueza cultural que não deve ser descurada. Os países lusófonos mantêm relações privilegiadas entre si, havendo um conjunto de particularidades que contribuem para que esta continue a ser uma prioridade nacional para cada um dos países membros.

Deste modo, é igualmente importante que nós, escuteiros, queiramos desenvolver a vontade de querer conhecer mais sobre a realidade histórica e escutista dos “países lusófonos” e de, assim, criarem ligações com escuteiros dessa rede, que também é nossa.


O Jamboree Lusófono tem como objectivos:
- A tomada de consciência da existência de um escutismo lusófono;
- Celebração e fortalecimento dos laços da fraternidade Lusófona;
- Oportunidade para a participação de jovens pioneiros numa actividade internacional que não o WSJ;
- Oportunidade para vivenciarem a dimensão internacional do escutismo e conhecerem outras culturas sem enfrentarem a barreira linguística, que por vezes é um entrave em idades mais novas;
- Partilha de diferentes métodos da aplicação dos diferentes programas educativos;



O 1º Jamboree Lusófono decorrerá no Brasil, de entre os dias 15 e 21 de julho de 2018, com o tema: “Explorando novos caminhos”.

Esta primeira edição do Jamboree Lusófono está aberto à participação de escuteiros com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos (Pioneiros).

Inscreve-te! Não perca a oportunidade de participar do 1.º Jamboree Lusófono e fazer parte dessa história que vai agora começar!


Documentos para download:

  

Documentos
 TítuloData de ModificaçãoTamanho
Relatório do Fórum no 13º World Scout Moot10-02-20125,13 MB
Carta da CEL XXI10-02-2012174,69 KB
  

   
Copyright 2010 - CNE :: Internacional   Condições de Utilização  Declaração de Privacidade