Trilho Português » Insígnia Scouts     Entrar
Insígnia Scouts
  
SCOUTS - Criando um Mundo Melhor

O EPI é uma ocasião de formação de Animadores na dimensão Internacional. A formação de adultos tem valor por si só, pela iniciativa e pela motivação de cada participante em crescer e adquirir competências em determinada área. Mas esta formação existe também com o intuito de se refletir também nas Unidades locais dos participantes (dirigentes, caminheiros / companheiros), no que respeita à vivência da dimensão internacional.

Desta forma passa a ser proposto aos participantes, depois do Encontro de Preparação Internacional, que desenvolvam uma atividade internacional na sua unidade, tendo por base os conhecimentos e métodos utilizados durante o EPI.. Como forma de reconhecimento pela realização desta atividade internacional, propõe-se a atribuição de uma insígnia que, de uma forma simples, relembre a pertença a um movimento global. Propõe-se que essa insígnia seja a versão portuguesa de “Scouts – Criando um Mundo Melhor”, e que, mediante o cumprimento da tarefa abaixo referida, seja atribuída ao responsável pela atividade, mas igualmente a todos os participantes da mesma.

A tarefa prende-se com a preparação de uma atividade local com o Agrupamento/Unidade/Equipa que explore a dimensão internacional do escutismo e que tenha em conta:

  • Componente Prática (Aprender Fazendo);
  • Impacto nas crianças e jovens escuteiros (avaliação realizada pelos participantes);
  • Objetivos pedagógicos;
  • Intencionalidade;
  • Vivência internacional;
  • Multiculturalidade (numa das seguintes vertentes):
    1. Explorar diferentes dimensões de uma ou mais culturas de outros países (dimensões culturais a explorar: gastronomia, geografia, artesanato, folclore, religião, políticas, artes, tradições, entre outros);
    2. Descobrir semelhanças e diferenças com outros Escuteiros do mundo;
    3. Compreender os conceitos de Rede Global e Cidadania Mundial (por exemplo: reação em cadeia - a influência das nossas ações na rede global, contributo do nosso pais na Rede Global ou como é que a mesma situação é vivida em outro país).

Esta atividade deve ser realizada até três meses depois da frequência do EPI e deve finalizar com o envio de um relatório para a Secretaria Internacional. Se este for validado será entregue a cada participante e organizador da atividade uma insígnia Scouts Creating a Better World (versão portuguesa).

  

   
Copyright 2010 - CNE :: Internacional   Condições de Utilização  Declaração de Privacidade